Ricardo Salles diz que Curitiba é inspiração no tratamento do lixo
- Curitiba Confere
- Oct 21, 2019
- 1 min read
Updated: Oct 23, 2019
Nome: Gustavo Ferraz
Rechecagem: Carolina Bosa

“A capital paranaense foi uma inspiração para essa agenda, pelo pioneirismo e avanços que já obteve. Claro que devemos respeitar as características regionais do país, mas aqui temos bons exemplos”, declarou o ministro Ricardo Salles, ao se referir à Curitiba durante lançamento do programa Lixão Zero.
Em visita à Curitiba no dia 30 de abril de 2019, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles declarou que: “A capital paranaense foi uma inspiração para essa agenda, pelo pioneirismo e avanços que já obteve. Claro que devemos respeitar as características regionais do país, mas aqui temos bons exemplos”.
Ao se referir à Curitiba, como cidade modelo na gestão do lixo. De acordo com a lei 12.305 de 2010 as cidades deveriam criar políticas públicas efetivas para a regulamentação dos aterros sanitários. Com base nas informações da Prefeitura Municipal de Curitiba, 80 famílias vivem de forma irregular nas proximidades do antigo aterro sanitário, localizado no Caximba.
O programa ‘Lixão Zero’ faz parte da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e, tem por objetivo auxiliar estados e municípios na gestão dos resíduos, com a disposição final correta dos resíduos. O Ministério do Meio Ambiente, quer, por meio do programa fazer um diagnóstico
da situação atual dos resíduos e avaliar a efetividade dessa política pública. Para isso, há um plano de ação, com ações programadas e uma agenda de atividades, que deve ser atualizada com a evolução do programa.

Texto em aúdio:
Links
Comments