Deputado Goura afirma que Brasil consome 5 mil vezes mais agrotóxico do que Estados Unidos e Europa
- Curitiba Confere
- Oct 8, 2019
- 5 min read
Updated: Oct 23, 2019
Checagem: Aline Taveira Rechecagem: Paula Araújo

“Mas essa exposição preocupa? Sim. Porque do ponto de vista de níveis aceitáveis, o Brasil tem níveis até cinco mil vezes maiores do que os da Europa e EUA. E perguntamos: será que o brasileiro tolera mais veneno que o europeu?”, disse o Deputado Estadual Goura Nataraj, na segunda-feira 22 de abril de 2019, em um pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
O Deputado Estadual paranaense pelo PDT, Goura Nataraj, declarou, em 23 de abril deste ano, que o Brasil tem níveis cerca de cinco mil vezes maiores de consumo de agrotóxico do que países europeus e os Estados Unidos. O deputado realizava um pronunciamento sobre a grande quantidade de agrotóxicos consumidos pela população, e sobre como isso é preocupante.
A informação apresentada, entretanto, é parcialmente correta. Isso porque o Brasil de fato ultrapassou os Estados Unidos e assumiu a posição de maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008. Segundo dados do Atlas de Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia, escrito pela pesquisadora Larissa Lombardi, do Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo, a contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite cinco mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. Porém, não são todos os agrotóxicos que respondem à essas taxas. No caso, segundo as pesquisas de Larissa Lombardi, apenas agrotóxicos como o Glifosfato é que correspondem à taxa de cinco mil vezes maior do que o limite europeu e estadunidense.

Texto em aúdio:
Links
Estudo Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia http://conexaoagua.mpf.mp.br/arquivos/agrotoxicos/05-larissa-bombardi-atlas-agrotoxico-2017.pdf
Site da Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (AFISAPR)
Linha Guia da Atenção às Populações Expostas aos Agrotóxicos
Kommentare