Prefeitura de Curitiba intensifica despoluição de rios
- Curitiba Confere
- Oct 8, 2019
- 1 min read
Updated: Oct 23, 2019
Checagem: Laís da Rosa e Maria Cecília Zarpelon
Rechecagem: Carla Tortato e Sofia Magagnin

“Curitiba tem hoje 95% de cobertura com rede coletora de esgoto”. Frase dita pelo gerente-geral da Sanepar de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antônio Carlos Gerardi.
No ano de 2017 foram divulgadas informações de que o atendimento total de esgoto em Curitiba era de 99,99% e o tratamento do esgoto gerado era de 93,59% (http://www.tratabrasil.org.br/curitiba-e-melhor-capital-do-pais-em-saneamento-basico) . A cidade teria os melhores índices de coleta de esgoto e abastecimento de água entre as capitais do país
Em 2018, o Instituto Trata Brasil divulgou que, por meio da Sanepar, Curitiba possuía um índice de cobertura com coleta de esgoto superior a 94%. O documento da Prefeitura Municipal de Curitiba também contém dados de 2018 sobre a porcentagem de rede de coleta de esgoto que cada bairro da cidade possui(https://mid.curitiba.pr.gov.br/2017/00211736.pdf). Oito bairros dos 75 de Curitiba, não tem nem 50% de atendimento de rede de esgoto.
Em fevereiro de 2019, o gerente-geral da Sanepar de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antonio Carlos Gerardi, declarou que, hoje Curitiba possui 95% de cobertura com rede coletora de esgoto.
Com base nas pesquisas e dados divulgados pela Sanepar e pelo Instituto Trata Brasil, a declaração de Gerardi é imprecisa. Não chega a ser falsa porque houve um “arredondamento” da porcentagem. Para a informação ser exata e precisa, o correto é informar que Curitiba tem 94% de cobertura de esgoto e não 95% conforme dito por Gerardi, (http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=101170&tit=Sanepar-e-prefeitura-de-Curitiba-intensificam-despoluicao-de-rios).

Texto em aúdio:
Links
Comments